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Perigos da compra pela internet
 

Comprar direto na internet pode parece mais barato do que comprar em uma agência de viagens. Porém ao final de uma comparação completa de preços, somando todos os serviços, fica claro que comprar assim acaba ficando mais caro, trabalhoso e arriscado. Em algumas compras isoladas pode sim haver economia caso não ocorra nenhum imprevisto na viagem ou na conferência da sua fatura.

Na grande maioria das compras via internet, os principais meios para reduzir custo ou agregar serviços à viagem são desperdiçados. Veja situações que acontecem frequentemente quando se compra pela internet sem o suporte de uma agência especializada em viagens corporativas.

Reservas com erro no processo:

Chegar em um aeroporto ou hotel e não achar uma reserva não é motivo só de overbooking. Falhas humanas e de sistema são bastante comuns. A reserva feita na internet envolve pelo menos 2 sistemas (o site de reservas e o back-office do hotel ou da cia aérea) e há várias pessoas para administrar essas informações; ou seja, a reserva que se faz no site não é on-line; ela passa por um processo, muitas vezes manual, para que seja de fato uma reserva real no sistema do hotel ou da cia aérea. Se por algum engano sua reserva não é gerada, os transtornos podem ser grandes. É verdade que voucher impresso corretamente transfere a responsabilidade para o fornecedor (cia aérea ou hotel), mas a maioria dos casos não é solucionada adequadamente, causando transtornos à viagem.

Falha na solicitação:

Não é raro também erros do próprio viajante ou solicitante. Por mais simples que pareça fazer uma reserva, não é bem assim. Há uma série de cuidados a serem tomados, que dificilmente quem não é profissional em viagens se atentará. Por exemplo:

- Fazer uma reserva, gerar um localizador, mas não emitir o bilhete. É comum que por falha de sistema, queda de conexão ou falha de conferência, uma reserva que deveria gerar um E.Ticket não o gerou e a reserva acaba sendo cancelada. A descoberta de que não há E.ticket e a reserva foi cancelada muitas vezes acontece no aeroporto.

- Reservar o hotel errado, especialmente nos hotéis de rede, que levam o nome da bandeira seguidos de outros nomes. Veja um exemplo:
Ibis Budget Marne la Vallée, Ibis Budget Marne la Vallee Val d'Europe e Ibis Budget Marne la Vallee Chelles. São 3 hotéis diferentes e distantes entre si. Existem milhares de situações parecidas, sem falar dos hotéis que trocam de bandeira e de nome, criando mais chances de erro.

- Escolher um hotel em localização indevida com base apenas em um mapa também é um erro muito comum. Em praticamente todas as cidades há locais a serem evitados, mas que são próximos a áreas nobres. Duas ou três quadras de distância podem fazer a diferença entre ficar muito bem localizado ou se deparar com prostitutas ou mendigos na frente do hotel. Um profissional de viagens não deve cometer esse tipo de erro.

Overbooking:

Cias aéreas trabalham com um percentual de lugares acima da sua capacidade, pois sempre existem cancelamentos. Elas tem know-how para administrar esses eventuais excedentes e devem ser responsáveis por qualquer problema. É menos comum, mas esse problema acontece também com hotéis, aonde há distribuição de apartamentos para vários canais de vendas como operadoras, agências, sites de reservas e vendas diretas. Uma falha nesse controle pode gerar um overbooking.
É um problema que diminuiu bastante, mas ainda acontece. Resolver esse problema sem a ajuda de uma agência em um período de Feira ou Congresso pode ser impossível. Geralmente o que acontece é o viajante passar por enormes transtornos, as vezes comprometendo compromissos importantes da viagem. Claro que a cia aérea ou hotel são responsáveis e devem ressarcir os prejuízos caso não possam honrar o que foi vendido, mas os prejuízos são irreparáveis.   
A Seiva tem como eliminar esse tipo de transtorno, empregando sua experiência desde o atendimento e reservas, contatos comerciais, sistemas de reserva on-line e equipe de suporte.   

Cobranças erradas:

Aqui podemos fazer uma lista de tipos de cobranças imprevistas, tanto por responsabilidade do usuário como do site:

- Cobranças em duplicidade. Acontece geralmente quando você vai até o ultimo passo da reserva, dá os dados do cartão (ou a autorização de emissão faturada) e o site perde a conexão. Há casos de quem começa um novo processo e gera uma duplicidade e também de quem acredita que a reserva esteja emitida e aguarda uma confirmação que não chega. Ao perceber isso e tentar refazer já há diferença de tarifa.    
           
- Cobranças em dólar, aonde o cambio não é convertido no ato da venda e sim no dia do fechamento da fatura. Pode causar surpresas.
           
- Surpresas com conversões de outras moedas. Muitos sites dão tarifas em outras moedas como Euros ou Libras. Quem não está acostumado com o sistema de reservas pode achar que está comprando por um preço e acabar pagando outro.

- Ainda falando dos portais de reserva, alguns dão tarifas por pessoa e outros por apto; alguns dão tarifas por período e outros da diária, além as diferenças de moedas que dificulta a avaliação do solicitante.

- Cobrança de taxas não informadas adequadamente no momento da reserva, que recaem para o viajante durante a viagem, especialmente em hotéis e locadoras de carros.

- Gerar multas por reservar um hotel, dar o cartão de garantia e esquecer de cancelar a reserva.

Necessidade de alterações sem suporte:

Nas viagens a negócios sabemos da constante necessidade de alterar voos seja para antecipar ou adiar um voo. Sem a ajuda de uma agência você ficará limitado aos voos da cia aérea que você comprou. Com o suporte de um profissional você terá um trabalho muito menor com muito mais opções de solução. A Seiva dispõe de Atendimento Emergencial e torna essa alteração a mais tranquila e adequada possível.
Nestes momentos, falar com a companhia aérea ou com o portal de reservas aonde a passagem foi emitida é bem complicado. A falta de um atendimento ágil nesta hora trás transtornos enormes como perda de voos, de tempo, necessidade de noite extra de hotel caso não se encontre voo para o mesmo dia, perda de compromissos e claro: gastos desnecessários.
Muitos sites não mostram voos com embarque dentro das próximas 3 horas, mas a Seiva pode visualizar e informar quais são os próximos voos de todas as companhias aéreas que operam o trecho necessário. Podemos emitir ou remarcar as passagens ou sugerir que o passageiro remarque no aeroporto caso tenha algum voo conveniente prestes a decolar.

Além da agilidade neste atendimento importante que isso seja feito da forma mais econômica possível. A Seiva aproveita o crédito da sua passagem da melhor forma possível. Saiba mais detalhes em Gestão de Reembolsos e Bilhetes não voados.

 

Reembolsos desperdiçados:
O processo de reembolso das companhias aéreas é burocrático e lento. Houve uma melhora recentemente, mas ainda é complicado. Vale a pena contar com o suporte de uma agência de viagens especializada. Solicitar, controlar e cobrar os bilhetes cancelados em processo e reembolso não deve ser tarefa dos gestores de viagem. Saiba mais detalhes em Gestão de Reembolsos e Bilhetes não voados.

Negociações desperdiçadas:

- Grupos: Se sua empresa tem mais de 10 pessoas viajando na mesma data para o mesmo destino, você pode conseguir através da sua agência de viagem uma condição bem melhor do que na web; tanto na tarifa como até a possibilidade de uma passagem gratuita (válida geralmente para grupos acima de 20 pessoas).

- Tarifa-Evento: Se sua empresa participa ou realiza eventos que demandem passagens com diversas origens e um destino, embarcando em diferentes datas que atendam ao evento, a Seiva faz negociações com descontos de até 30%, que a web não oferece.     

- Essas negociações citadas acima podem ser aproveitadas por todos os nossos clientes, independente de estarem indo para o evento que proporcionou o desconto.  

- Estadias longas. Para permanências acima de 30 dias, a Seiva negocia apartamentos mensalistas. A redução de preço é grande e sua empresa garante a hospedagem do seu viajante sem riscos de falta de disponibilidade.   

- Quando você compra na internet, você deixa de ter o suporte do Atendimento Emergencial da Seiva. Saiba mais.

 

Complicações no Controle Financeiro
Receber muitas faturas ou débitos no cartão de vários fornecedores geram um retrabalho grande e desnecessário. Os cartões de crédito (exceto os destinados à compra de viagens) não trazem na fatura metade das informações necessárias para a sua conferência: só mencionam a data da compra, valor e estabelecimento. Se você emitir muitas passagens em um período terá um trabalho enorme para conferir. Para uma gestão ágil e confiável é fundamental receber os gastos detalhados, com nome do passageiro, trecho voado, código da reserva, cia aérea, data do voo e outros campos gerenciais, se desejar,
Somente com uma agência de viagens corporativas você pode receber todas as viagens em uma fatura, ou separada da forma que solicitar: por centro de custo, departamento, projeto, por período de emissão e etc. Todos os dados da reserva são mencionados no relatório que acompanha o boleto, portanto a conferência é muito simples.

Caro Gestor de Viagens, tenha certeza que trabalhando em parceria com a Seiva, você encontrará reais possibilidades de reduções de custo, ganhar muito tempo e poderá se concentrar em atividades de maior valor para a sua empresa.

Agende uma visita e saiba como.

 


 
 

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