Cuidar da segurança do viajante corporativo é uma das principais atribuições dos Gestores de Viagem. Há dezenas de cuidados a serem tomados, tanto por quem organiza as viagens, mas principalmente pelos próprios viajantes que devem estar atentos o tempo todo.
Cabe a empresa e ao gestor de Viagens fornecer as informações e alertas necessários para que o funcionário saiba como evitar ou minimizar qualquer imprevisto.
A principal preocupação será a integridade física e a saúde do viajante. Também fundamental cuidar dos bens de maior valor. (especialmente no que for ferramenta de tarbalho). Qualquer problema com esses itens causam enormes transtornos e fatalmente comprometem o trabalho realizado na viagem.
A lista de cuidados é grande e nada deve ser negligenciado. Temos que lembrar que se trata de um colaborador da sua empresa, passando dias fora de casa, sujeito a imprevistos o tempo todo. No trajeto de casa até o aeroporto, nos aeroportos, do aeroporto até o hotel, no próprio hotel e nas ruas da cidade que ele estiver. Importante informar ao viajante tudo o que deve ser considerado.
Lembrando ainda que, devido a correria das viagens corporativas elas induzem aos viajantes descuidos com a própria segurança. Por isso, as dicas mencionadas abaixo deverão ser enviadas regularmente, inclusive anexadas a vouchers e estarem disponíveis pra consulta, para que o viajante possa incorporar estes hábitos de viagem.
Dicas para a segurança do viajante corporativo
· Antes de mais nada, é muito importante você colher informações prévias sobre o seu destino.
· Reservar hotel em bairro seguro.
· Alguns aeroportos podem ser evitados, especialmente se o horário de voo exigir um traslado na madrugada.
· Em aeroportos e hotéis esteja sempre próximo às suas bagagens.
· O trajeto do aeroporto ao hotel na chegada é um bom momento para pegar mais informações e dicas de segurança com um motorista local.
· Não deixe itens de valor a mostra, especialmente notebook, smartphone e câmera digital que são os mais visados nos aeroportos.
· Atenção ao utilizar aparelhos eletrônicos. Fique atento a quem está ao redor.
· Tenha as informações da empresa salvas em mais de um lugar. Mantenha back-ups e guarde os em diferentes locais.
· Se tiver pessoas em volta, evite falar ao celular assuntos relacionados aos seus próximos passos da viagem.
· Nos trajetos aeroporto-hotel, hotel-aeroporto, procure desembarcar dentro do estacionamento.
· Evite andar com grandes quantias em dinheiro. Usar cartão de crédito ou débito é bem mais seguro.
· Tenha sempre uma pequena quantia de dinheiro para eventuais despesas emergenciais.
· Leve seus contatos para possíveis emergências.
· Cuidado com o pedido de orientação de estranhos e evite acompanhar qualquer pessoa, mesmo dentro do aeroporto.
· Prefira contratar um serviço de transfer (ou de taxi credenciado pelo aeroporto ou hotel). Você estará lidando com uma empresa que conhece o motorista. É muito mais seguro e em caso de qualquer imprevisto você terá com quem falar.
· Não esqueça da sua segurança alimentar. Estar com a saúde em dia é fundamental para qualquer viagem. Se desconfiar da água do local, leve uma garrafa de água consigo e caso seja necessário comprar, peça que lhe entreguem a garrafa fechada para que você possa conferir o lacre.
· Caso a culinária local sejá muito diferente da que você está acostumado, vá devagar.
· Atenção a higiene dos locais em que vai comer. Seja mais crítico do que costuma ser em sua cidade de residência.
· Mesmo que não pretenda usar, habilite seu celular ou rádio. Pode ser muito útil.
· Ao despachar qualquer bagagem verifique se estão muito bem fechadas. Coloque identificação visível em todas as suas bagagens, inclusive bagagem de mão. Guarde o ticket de bagagem em local seguro.
· Ao embarcar com bens de maior valor, declare-os na Polícia Federal do Aeroporto. Será necessária a Nota Fiscal.
· Em ônibus e aviões coloque as bagagens de mão um pouco à frente do seu assento para facilitar a visualização.
· Guarde seus valores e documentos no cofre do hotel.
· Não atenda funcionários do hotel que queiram oferecer serviços não solicitados. Comunique à Gerência;
· Não troque dinheiro com carregadores, agenciadores ou desconhecidos que o abordarem em aeroportos e estações rodoviárias ou ferroviárias. Procure casas de câmbio ou Bancos autorizados;