A Alemanha, assim como a grade maioria dos países da Europa, está exigindo os mesmos documentos de antes da pandemia.
Para passageiros brasileiros, não é necessário visto para entrada na Alemanha se a permanência for de menos de 90 dias. Caso a viagem seja para permanência de mais de 90 dias no país, é necessário solicitar um visto de longa duração.
O principal documento é o Passaporte.
É fundamental que ele esteja com validade de pelo menos 6 meses após a data de ida (e pelo menos 3 meses após a data de volta). Sem o passaporte original válido, nem o check-in é autorizado.
Há uma série de outros documentos extremamente importantes para que você não tenha nenhum problema em sua entrada na Alemanha.
A Alemanha é membro do Tratado de Schengen, um acordo que estabelece a livre circulação de pessoas nos países signatários. Você pode viajar por diversos países da Europa sem se preocupar com as fronteiras, como se fosse de um estado para o outro. Mas saiba que, de acordo com esse tratado, os países membros podem solicitar outros documentos para a entrada em seus territórios.
Comprovante de recursos financeiros durante a viagem
Atenção:
É comum um oficial da imigração alemã requisitar comprovantes de recursos financeiros para a viagem. Você precisará provar que possui condições de se manter na Alemanha durante o período da viagem. Eles tem o direito de conferir se você tem dinheiro para se hospedar, pagar pela sua alimentação, transporte e eventuais gastos com atendimento hospitalar.
Por isso, não viaje sem algum dinheiro em espécie, além de cartão de crédito ou débito. Você não precisa levar uma grande quantia em espécie contanto que:
- Apresente voucher de hospedagem durante sua permanência na Alemanha.
Inscrições em feiras ou congressos também são muito válidas para mostrar as suas intenções em sua viagem a Alemanha, evitando maiores questionamentos na entrada. Caso você tenha reuniões com empresas na Alemanha, tenha as confirmações de agendamento em mãos.
Seguro Viagem
Para os países signatários do Tratado de Schengen, é imprescindível ter um seguro viagem com cobertura medico-hospitalar de pelo menos € 30.000,00. Pode parecer muito, mas não é.
Devemos alertar que, mesmo que não houvesse essa obrigatoriedade, é altamente recomendável viajar com um bom seguro de viagem. Este serviço vai muito além de reembolso de despesas médicas, como muitas pessoas pensam. Um bom seguro de viagem oferece uma série de serviços de assistência ao viajante.
Imprevistos acontecem, e com frequência! O atendimento médico na Alemanha é muito caro para os padrões do Brasil. Não é exagero afirmar que um atendimento hospitalar na Alemanha pode custar todo o patrimônio de um passageiro desassistido.
Por isso, a Seiva recomenda a aquisição de um bom seguro em todas as suas viagens. Nossos pacotes são montados incluindo o seguro AC 150 da Assist Card, com cobertura médico-hospitalar de € 150.000, entre outros serviços. Clique aqui e veja todos os serviços desse seguro de viagem.
Passagem de volta
Além das exigências listadas anteriormente, é fundamental ter a passagem de volta emitida, a mão no dia da viagem. Essa é uma das exigências mais solicitadas pela imigração alemã.
Lembre-se que estamos falando da passagem emitida, e não de uma simples reserva. É necessário apresentar o E-Ticket (com Localizador da cia aérea e o número do bilhete), mostrando a data do seu retorno. Afinal, os oficiais da imigração alemã identificam as pessoas que viajam apenas com a passagem de ida como possíveis imigrantes ilegais.
As regras para entrada na Alemanha podem mudar a qualquer momento. Além disso elas variam de pessoa para pessoa (Nacionalidade e tipo de passaporte), assim como o motivo da viagem. Portanto, antes de comprar sua viagem, consulte a Seiva e certifique-se de quais regras servirão para você.
Informações publicadas em 30/12/2023 sujeitas a alteração. Reconfirme todos os requisitos antes de embarcar.
As informações oficiais atualizadas estão no site da Embaixada e Consulados da Alemanha no Brasil: https://brasil.diplo.de/br-pt